domingo, 30 de setembro de 2012

Fernando Nery

Santidade não é isolamento


Não devemos ser santos que correm do mundo, que fogem das pessoas, que se escondem em uma vida sem doação e se privam do outro. Nem um santo de rosto triste ou que se coloca como um “extraterrestre”, ou que deixou de ser gente. Muito menos um santo que se esquece de que tem pecados, possui limites e, por conseguinte, acaba por viver uma vida de aparências. Nem um santo que perdeu a alegria de viver em uma montanha-russa e passa por esta vida como um mero espectador.
“Um santo triste é um triste santo” (São Francisco de Sales). Não devemos ser, por fim, um santo que se acha perfeito e despreza o imperfeito, que se encontra ao seu lado, e o pecador, que está à sua frente.
É um erro pensar que santidade é algo para alguns. Santidade é para todos. Nossa primeira vocação é ser santo. Contudo, muitas vezes, perdemos o verdadeiro significado do que é ser santo.
Santidade foi com frequência compreendida como algo distante, para poucos. Às vezes, acreditamos que nosso jeito de viver não nos levará à santidade, uma vez que nos fixamos nos modelos de santos do passado. Certamente eles são referências, mas não a regra, visto que eles só se tornaram santos na medida em que viveram as virtudes heroicas em seu tempo.
A regra para a santidade é uma só: deixar o poder que está em nós nos impulsionar em todas as coisas. Este poder é o Espírito Santo. É o Espírito santo que nos santifica. Nosso erro é tentar moldar uma santidade segundo nossos esquemas, e não segundo a ação do Espírito Santo. Ser santo é viver a realidade, sabendo que há um poder que nos conduz! Um poder que nos impulsiona a desempenhar atitudes heroicas. Amar é um ato de heroísmo.
Ser santo não é ser perfeito e nunca pecar. Não! Ser santo é ter atitude de ser aquilo que é, mas sempre se perguntando: “Jesus faria isso? Jesus faria assim? Jesus estaria aqui?” Não falo de coisas certinhas, mas sim daquilo que vale a pena. Falo de cristianismo, atitude, de uma vida com sentido.
FONTE: Santos de Calça Jeans
Autor: Adriano Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...